Uma vez, há muitos anos, eu fui fazer um processo seletivo pra ser professora em uma escola de idiomas aqui da cidade, e fomos perguntados o porquê de querermos ser professores de idiomas. Dos 5 candidatos, 3 responderam: “por que eu quero ser mais fluente na língua”. Daí, a coordenadora respondeu, com muita delicadeza e sensatez: “então, vocês estão no lugar errado”. “Ninguém se torna mais fluente em um idioma por ter se tornado professor. Muito pelo contrário. Perdemos fluência para ganhar proficiência.”
Bom... Tô aqui pra dar minha opinião sobre isso, 6 anos depois.
E a real é que eu meio que concordo com o que ela disse, sabe. Nós, professores, não nos tornamos mais fluentes enquanto damos aula, e se isso tá acontecendo, cê tá dando aula errado. Desculpa, mas é verdade. Peraí que cê vai entender.
O que é fluência?
De acordo com o dicionário: "Característica ou particularidade do que flui; fluidez. / Atributo do que é natural; em que há espontaneidade; espontâneo. / Qualidade da pessoa que se expressa com clareza."
Beleza. Então, como adquirimos fluência?
Prática. Falando, repetidamente e continuamente, certo? Quanto mais temos a oportunidade de praticar nossa oratória, mais fluência adquirimos.
CATXÁU! Se você tá falando muito nas suas aulas, tá errado!! 😏
Porque se você tá falando demais, seu aluno tá falando de menos, e quem tem que falar na sua aula é ele. Afinal de contas, você está ensinando a pessoa, e não demonstrando o quanto seu inglês (ou francês, ou alemão, ou mandarim, whatever) é maravilhoso e certinho e perfeito. Né? Pelo menos, não deveria.
Então eu não preciso ser fluente pra ser professor?
Mas é óbvio e evidente que sim, né! Na minha opinião. Mas não é só fluente que você precisa ser. Você precisa ter proficiência na língua, saber regras, saber ensinar, saber corrigir, saber dar feedback, saber ler seu aluno, e um monte de coisas mais.
Você não ganha fluência dando aula, mas ganha experiência como professor (e não como falante da língua).
E é aqui que tá o pega: se eu não pratico minha fala dando aula, com o tempo eu vou perder minha fluência, não? Sim. Você vai perder sua fluência com o tempo.
Meu Deus do céu, mas se eu perco fluência com o tempo, e preciso me manter fluente (entre outras taaantas coisas) para ser um bom professor... quê que eu faço da vida, então?
Há outros jeitos de continuar fluente, você não acha? Segue todas as dicas que você dá para seus próprios alunos, ué! Você pode participar de um grupo de conversação, pode conversar com seus amigos (ou sozinho), pode fazer vídeos ou áudios para seus alunos como exercícios (esse eu faço de vez em quando), entre outras coisas.
[Eu mesma canto o tempo inteiro que Deus me deu. Nem sei como meu esposo e meus gatos me aguentam porque eu canto o dia inteiro, 24/7. Mas, não sei se já falei isso aqui, eu não só canto. Eu tento imitar o artista o mais igualzinho possível!
Ah, e eu falo em inglês sozinha às vezes. Eu também gosto de assistir uns vídeos de pronúncia (tipo os da Rachel’s English) e ir fazendo os exercícios dela. Por mais que eu não concorde com a ideia de “fale como um nativo” (como eu comentei nesse post aqui), eu vejo esses vídeos de vez em quando porque gosto de ter o meu inglês o mais limpo possível (mas só porque sou professora mesmo).]
Enfim, pra terminar, aqui vai um recadinho: se você quer se tornar um professor de *insiraum idiomaaqui* só para garantir mais fluência, você vai se frustrar e vai frustrar seus alunos também, porque não é assim que a banda toca. Melhor você fazer um intercâmbio, participar de um grupo de conversação ou sei lá o que.
E aqui, um recadinho pra quem é professor: cuida da sua fluência. Cuida do seu idioma como um todo. Porque os alunos vêm pela sua propaganda, ou por indicação..., mas eles ficam pela sua excelência. E por excelência lê-se: a preparação da sua aula, seu carisma, e, acima de tudo, seu conhecimento do idioma. Porque não adianta você ser a pessoa mais legal do mundo e seu inglês (ou whatever) não estar à altura.
Espero que você tenha gostado do post! Tudo que disse aqui é mera opinião minha, e eu espero não ter ofendido ninguém. Minhas intenções são as melhores possíveis, as always!
E não se esqueçam:
Faloooouuuu!
Comments