top of page
Blog: Blog2

8 passos para se familiarizar com o Inglês



Pensando nos meus próprios alunos que têm dificuldade em inserir o inglês no seu dia a dia, e naqueles que querem tomar uma atitude "extra" pra ajudar no curso, fiz esse “desafio” de 8 passos para se familiarizar com o inglês.

Dá uma lidinha abaixo pra saber quais são esses passos, como eles vão te ajudar, e como fazer tudo certinho.

Pronto? Vem comigo! 😁






1. Acrescentar o EN no corretor do seu celular.


Acrescentar o inglês no seu corretor do celular vai te ajudar quando você for escrever qualquer palavra em inglês, mas não tem certeza se a escrita está certa (até porque o inglês não é uma língua fonética, ou seja, nem sempre a escrita é igual à fala).

Pra cada aparelho vai ser diferente, mas em geral é facinho de fazer, dá uma fuçada que você acha.

Atenção! A escrita do inglês americano (EN-US) é bem diferente da escrita do inglês britânico (EN-UK)! Então, dá uma checada pra ter certeza de qual inglês você tá aprendendo (pra não ter controvérsia depois); ou escolhe aí o que te interessa mais! (Mas é legal que seu vocabulário condigam com sua escrita)


2. Mudar as configurações do seu celular, tablet, laptop...


Isso vai te ajudar porque mexendo no celular a gente já sabe muitos dos comandos, e as coisas ficam mais intuitivas de você descobrir, principalmente nos joguinhos.

Colocando seu celular ou tablet em inglês, todos os aplicativos que você baixar (jogos, redes sociais, etc) virão automaticamente em inglês também (se eles tiverem o idioma em sua configuração), e isso é super massa porque você vai aprendendo várias palavras que talvez você não aprenderia em um curso regular, mas que fazem parte do seu dia a dia de alguma forma.

A dica lá de cima do EN-US e EN-UK vale aqui também, tá?


3. Baixar um aplicativo (BOM) de tradução

inglês – português ou definição inglês – inglês.


Ter um aplicativo no seu celular, ou o site salvo nos seus favoritos do navegador vai te poupar tempo e evitar que você caia em “pesquisar no Google” e acabar com a tradução incorreta. “Ah Gabi, você não gosta do Google?”. Não é isso. O Google tradutor é uma ferramenta que eu não recomendo para pessoas com inglês BÁSICO e PRÉ-INTERMEDIÁRIO porque ele NÃO CONTEXTUALIZA. E isso, na grande maioria das vezes, é furada!

Usa o WordReference. É MARAVILHOSO, FADO DA TRADUÇÃO.

Mais tarde vai ter um vídeo rapidão de como usar ele.

Agora: Você tem inglês intermediário / avançado? Mas mesmo mesmo? Larga de tradução então e vai pro Merriam-Webster ou o FreeDictionary.com. Eles vão te dar definições em inglês, e você vai começar a deixar de ser escravo da tradução. Beleza?

Ah! Todos esses que eu falei têm app pra smartphone!



4. Ter um caderno para colocar todas as palavras novas e seus significados e para manter um

“diário” de aprendizagem


Uma parte vai ser pra você colocar T-O-D-A-S as palavras novas que você ver no curso, na internet, na letra de música, no filme, no sei lá onde mais que você tiver em contato com o idioma.

Põe no caderninho por dois motivos principais:

  1. Primeiro porque quando a gente escreve, costuma lembrar melhor o que vimos.

  2. Segundo porque fica mais fácil da próxima vez que você ver essa palavra, porque vai te poupar tempo e trabalho de abrir o aplicativo tudo de novo, pesquisar mais uma vez, ver os exemplos, etc.

[Gente, mais uma vez, se você é intermediário / avançado meesmo no inglês, vai de definição ou sinônimo]


A outra parte do caderno vai ser um “journal”, que vai ser seu diário de aprendizagem do inglês. O que eu indico pra você é criar uma frase pra cada palavra que você escreveu na parte do vocabulário novo, para que fique AINDA MAIS fácil de você lembrar dessas palavrinhas depois.

Esse diário de aprendizagem vai ser útil nas próximas dicas também, então bora continuar.



5. Seguir pelo menos 1 professor(a) de inglês

(NÃO-NATIVO) no Instagram ou no Youtube.


Mas, além de só apertar o botãozinho de seguir ou se inscrever, realmente consuma o conteúdo que esse meu colega posta. Mas não consome passivamente o conteúdo não; pega seu caderno, escreve sobre o que a pessoa estiver falando, tenta aplicar isso no seu dia-a-dia. Faz exemplos no caderno, comenta pra pessoa (a maioria dos teachers é bem comunicativa, costuma responder os comentários do pessoal), interage mesmo. Essa é uma das manhas pra você parar de falar “ah mas eu entendo e não sei falar / não sei construir frase”. O melhor jeito é fazendo e errando mesmo.


"Mas Gabi, por que 'não-nativo'?" Porque o professor não-nativo tende a ter mais empatia com os alunos de idiomas de segunda língua em geral.

Mas não me entendam mal!! Existem professores nativos que dão um show! Porém, ainda mais se você tem inglês básico, é melhor começar com professores que compartilham da mesma língua materna que você.

6. Analisar uma música por semana. Mas tem que gostar demais da música!


Pega a música que você mais gosta, mais escuta. Procura a letra (num site confiável, pelamordedeus) e canta junto. Lê, vê as palavras novas, procura o significado, escreve elas no caderninho. Faz isso com uma música por semana, e canta junto sempre que puder. Uma hora, você não vai precisar da letra mais, e vai conseguir cantar certinho sem ler.

“Ah, mas eu não sei cantar bem”. E...? As pessoas podem até reclamar quando você desafinar, mas vão pagar um paaaaau quando escutarem aquela pronúncia lisinha que até parece que você morou fora.

(Experiência própria, tá? Uma vez fiz uma entrevista pra uma escola aqui da cidade, e a moça me perguntou 3 vezes: mas você NUNCA foi pra fora????)

Me manda um DM lá no Insta me agradecendo depois, tá? <3



7. Escrever no seu caderno um parágrafo pequeno toda semana


Isso vai depender do seu nível, do vocabulário que você tem, e tudo mais. Mas, pega um tema que você está aprendendo no curso, ou que você leu sobre... e escreve um pouquinho. “Ah Gabi, mas eu não tenho nenhum assunto”. TRANSCREVE A LETRA DE UMA MUSICA!!

Tem alguém pra corrigir isso pra você? MASSA! Não tem? De boa, é só pra praticar mesmo.


8.1. Assistir um episódio de desenho de criança em inglês sem legenda (um por por semana).

8.2. Re-assistir um filme que você goste em inglês sem legenda (um por mês).

(Mas se você só vê filme dublado, troca o "sem legenda" por um legendado)


Eu vou nadar contra a maré e dizer que você não precisa ficar pausando o episódio ou o filme pra escrever palavra nova ou repetir o que o personagem tá falando. Não, não faz isso, é cansativo pra cacete. Sério, um saco.

Assiste tudo, presta atenção. No final, escreve no caderninho (em PT se você for básico, elementary ou pré-intermediário / em EN se você for intermediário ou avançado) do que se trata aquele episódio ou filme. O que acontece? Qual a história? O que você entendeu daquilo?

No filme, vai ser mais fácil porque você vai começar com filmes que você já viu então é de boa. Com o episódio, re-assiste ele depois com legenda e checa se você estava certo ou não. “Gabi, pode assistir dublado depois?” NÃO, MEU AMOR. NÃO PODE. VALEU, FALOU.


[Se você não tem o costume de assistir filmes legendados, então começa com eles. Segue a mesma dica acima, mas não assiste ele dublado depois não. Começando com filmes ou episódios de séries que já assistimos, fica mais fácil. Gradativamente, vai escolhendo assistir filmes legendados. Você vai notar a diferença até na experiência do filme em si.]



Bom, essas foram as dicas iniciais pra todo mundo que tenha qualquer nível de inglês. Fazendo isso regularmente, você vai ver como as coisas vão fluir melhor no seu dia a dia com o idioma, e como você vai ficar bem mais familiarizado com ele. Professores: passem esse desafio para seus alunos também! Não dá trabalho, é super tranquilo!

Clica aqui pro download do tracker do desafio. Me marca no Insta se você for fazer para eu compartilhar e a gente inspirar ainda mais pessoas a se familiarizarem com o inglês!


1 Comment


Heitor Franco
Heitor Franco
Jan 03, 2020

O 7 só me remete a "NO GOD PLEASE NOOOOO!!!!"

Like
bottom of page