top of page
Blog: Blog2

Desenvolvendo o hábito de estudar inglês

Como continuação do post anterior, vou falar de dicas bem práticas para desenvolver o hábito de estudar inglês.

Vem comigo!

gif

Tenha um cronograma e STICK TO IT


Ter um cronograma é essencial, porque nós não podemos confiar em “motivação”. Nem sempre estaremos motivados a manter a rotina, mesmo que saibamos que se trata de algo importante pra nós. Na maioria das vezes, confiamos na motivação e acabamos por desistir de nossos objetivos porque “não estamos mais afim daquilo”. O problema é que, dessa forma, as chances de nos arrependermos lá na frente é muito grande. Daí, nossa autoconfiança e nossa credibilidade conosco acaba diminuindo.


Portanto, se organizar e realmente agir, fazer o que você prometeu, é o caminho que mais te tratá resultados.


“Ah mas hoje eu não tô muito afim de estudar meus 30 minutos de inglês”. FAZ MESMO SEM QUERER. Coloca aí 15 minutos no cronômetro, e se força a estudar pelo menos esses 15 minutos. Você vai ver que o alarme vai soar e você vai ter perdido aquela resistência, e vai continuar até atingir seus 30 minutos do dia. Caso isso não aconteça, tudo bem! Você conseguiu fazer 15 minutos, e isso já é uma vitória pra quem não ia fazer nada.

Mas não se engane, falar assim é muito fácil. Difícil mesmo é lutar contra essa “desmotivação”.


Então, continua aqui que tem mais dicas.


JUST. DO. IT.

gif

Vou dar meu exemplo aqui, mas juro que é rapidinho.

Eu e o Gabriel, meu marido, começamos academia na primeira semana do ano. Estamos determinados a ter a healthier lifestyle (uma vida mais saudável). Passamos de acordar às 8:00 da manhã todos os dias para acordar às 5:00 da manhã de segunda à sexta. E não faltamos nenhum dia até hoje (o dia que estou escrevendo esse post). Mas como?

Nós não paramos pra pensar quando o alarme soa. O alarme soa, nós acordamos, desligamos o alarme, e levantamos. Não nos damos tempo de indagar: hoje eu quero ir pra academia? Não. Não tem dessa. Hoje nós VAMOS pra academia e ponto final. Não nos deixamos passar por nossas cabeças, nenhuma hora do dia, que talvez nós não queiramos ir tão cedo pra academia, ou que talvez nós não queiramos nos exercitar todos os dias da semana. Nada disso. Nós apenas vamos.


Com qualquer hábito que você quer desenvolver, é a mesma coisa.

No post anterior eu comentei sobre fazer um planejamento semanal e agendar seu momento de estudos. Quando chegar a sua hora de estudar, não pense em “quero ou não quero?”, “devo ou não devo?”. Apenas faça. Se force a fazer. Nas primeiras semanas, não vai parecer tão automático assim, mas com a insistência você vai vendo o hábito se consolidar, e suas atitudes se tornando menos passíveis de indagação.


CONTE PARA (E COM) UM AMIGO


Converse com alguém que você sabe que vai te perguntar de vez em quando: como que tá o inglês? Tá pegando firme?

Essa pessoa vai te trazer um senso de responsabilidade com seus atos, e pode até te ajudar indicando livros, músicas, te dando dicas.... Se você acha que não tem com quem contar, se junte a grupos no Facebook, siga contas como a minha e as dos meus parceiros no Instagram, entre em grupos de WhatsApp... usufrua desse apoio online!

Tem muita gente boa por aí que quer ajudar e ser ajudada também.


MUDE SEU DISCURSO


Ao invés de dizer: “estou tentando aprender inglês”, diga: “estou aprendendo inglês”. Pare de dizer “inglês é muito difícil”, e comece a dizer “estou me dedicando a aprender inglês”.


Afirmações positivas, feitas no presente, são poderosíssimas para o nosso inconsciente, e para nossa autoestima também!


COMEMORE CADA VITÓRIA (corretamente)

gif

Se recompense! Diga para si mesmo: eu só vou comer aquela barra de chocolate quando eu terminar meus 30 minutos de estudos diários. E realmente cumpra essa condição.

Pode ser qualquer coisa! Um jantar, um doce, uma sessão de massagem, um escalda pés no final do dia.... a única coisa que não vale é pular o próximo dia de estudo! Hahaha


Não cumpriu com seu planejamento hoje? Não tem jantar gostoso, doce, sessão de massagem, nem escalda pés. Ponto final.


DON’T GIVE UP!


Muita gente, quando quer mudar algum hábito, fica meio radical, e se passa um dia sem fazer o que se propôs, já desiste ou diz que precisa “começar de novo”. “Ah, vou começar de novo na próxima segunda”, ou “no próximo dia 1º”, etc.

Não precisa disso. Perdeu hoje, retoma amanhã como se nada tivesse acontecido. Foque no positivo, nunca no erro ou na falta.


TOME ATITUDES QUE TE FAÇAM SENTIR ORGULHO DE SI MESMO.

gif

Uma vez escutei uma das minhas Youtubers favoritas dizer essa frase: “Live a life that you’re proud of, rather than living a life where you’re happy.” “Viva uma vida da qual você se orgulhe, ao invés de viver uma vida na qual você é feliz.”


Ai Gabriela, tá falando pra gente não ser feliz?


Não é isso. É que talvez passar 30 minutos no Instagram, sem nem saber direito o que estamos fazendo, nos faz muito mais felizes do que se esforçar para estudar inglês, ou qualquer outra coisa. Mas, lá na frente, você vai se orgulhar de qual dessas atitudes?

Quando nos orgulhamos de algo que fizemos, automaticamente nos sentimos felizes, alegres, realizados. Bom... pra mim, isso é muito melhor do que uma falsa alegria momentânea que alguns hábitos nos dão.


Depois que escutei essa frase, minha vida mudou. Sério mesmo.

Tomara que mude a sua também! Porque eu quero ver você indo atrás dos seus objetivos sem desistir à frente do menor dos obstáculos.



Nós não somos o que dizemos que vamos fazer, e muito menos o que temos. Nós somos o que fazemos todos os dias. Pra terminar, pegando esse gancho, vou repetir o que quis dizer no último post:

Não foque em ter. Não foque em ter um speaking perfeito, ou entender a sua série favorita sem legenda. Claro, tenha esses objetivos, eles são o que nos movem! Mas, foque em fazer. Foque nas suas atitudes diárias, seus baby steps diários, pois são eles que vão te definir e te levar para o seu objetivo maior.

Comments


bottom of page