top of page
Blog: Blog2

Promessa pra VinteVinte: pegar firme no inglês?

Todo começo de ano, a gente faz um monte de promessas. E “pegar firme” no inglês é uma bem comum, né? Mas nem sempre a gente consegue levar nossas promessas à frente porque acabamos nos desanimando, ou porque “não temos tempo”, ou esquecemos, etc.

Bom, no post de hoje eu quero dar uma diquinha pra tentar facilitar sua vida, e talvez te ajudar a stick to the plan.





Faça um toró de ideias (brainstorming)!


Saia do “pegar firme no inglês” ou “falar inglês” e vá para coisas mais tangíveis e realmente práticas.

Escreva num papel o seu objetivo. “Pegar firme no inglês”. Beleza.

Escreva o porquê de você querer “pegar firme no inglês”. Pronto.


Agora, escreva todas as ações que você acha que precisa tomar para conseguir “pegar firme no inglês”. Vou te dar uns exemplos: Estudar meia hora todos os dias. Ler uma notícia em inglês por semana. Seguir o desafio das 8 dicas da Purple English. 😉

Não tem ordem cronológica, nem de importância, nem nada. Só escreva o que vier na sua cabeça. Depois disso, escolha as três coisas mais importantes, quer dizer, as que você considera que realmente vão te ajudar a alcançar seu objetivo. Elas vão ser as suas non-negotiable ações, ou seja, as que você tem o compromisso de fazer de qualquer maneira.

Depois dessas três non-negotiables estiverem determinadas, escolha a mais fácil delas e faça RIGHT AWAY. Right. Away. AGORA. Pra já ficar naquela vibe boa de motivação.

Daí, você pode se planejar do jeito que preferir para continuar com esses seus micro-passos. Eu recomendo que o planejamento seja semanal.


Baby steps (micro-passos) são super eficientes, pois podem até parecer pequenos se olharmos pra eles isolados, mas enquanto eles vão se acumulando, vão se tornando um monstro da produtividade! Raaawwww. 👹
O segredo está na constância das suas ações, na consistência delas; e não na quantidade.

Muito melhor você estudar meia horinha por dia todos os dias, do que estudar 1 hora e meia por dia e retomar só na outra semana. E é pra isso que o toró de ideias serve: pra que você primeiro saia de um objetivo nada tangível para ações super convenientes e, melhor ainda, quebrar essas ações em baby steps pra ficar super fácil tomar atitude. Me agradece depois, bem.


Reflexão semanal


Ela serve pra você sentar e rever o que você fez na semana, o que deu certo, o que não deu, etc. É o seguinte:

Escolha um dia mais tranquilo pra você, sábado ou domingo, e reflita sobre seus baby steps da semana que passou. Você conseguiu realizar tudo que planejou para a semana? Se sim, está dando certo. Que ótimo! Continue assim.

Se não, o que deu errado? Por quê? Dá pra fazer diferente? Como? Então mude!


No momento dessa reflexão, é legal você pegar aquele pedaço de papel do toró de ideias e dar uma olhadinha nele de novo. Lá tem o seu porquê, né? É super válido você relembrar e reforçar esse porquê. Daí, depois de dar uma olhada no seu toró de ideias, nos seus baby steps, você vai fazer quaisquer mudanças você ache necessário nele. Não apaga nada, risca de leve e acrescenta o que achar que deve. Para finalizar, faça seu planejamento para a próxima semana.


A ideia dessa reflexão semanal eu peguei de uma Youtuber australiana que eu AMO, a MuchelleB. (Sim, ela é australiana, mas o sotaque dela é super tranquilo de entender).


Põe no Loop!


Continue fazendo isso, planeje seus baby steps pra semana e dê seu melhor, e no final da semana faça sua reflexão. Claro, você vai fazer mudanças ao longo do tempo porque vai ter coisa que não deu certo pra você, ou que deu certo por um tempo mas não dá mais, e assim vai.


O importante é você estar sempre em contato direto com seus objetivos, seus baby steps, e principalmente seus motivos. Dessa forma, você minimiza as chances de esquecer, desanimar ou desistir; e maximiza a sua constância e a probabilidade de sucesso!

Comments


bottom of page