Você acha que precisa saber o “porquê” de tudo quando vai aprender um idioma novo? Tipo: “Por quê que fala ‘I miss driving’ ao invés de ‘I miss to drive’?”
Bom, se você é alguém assim, esse post é especialmente pra você, consagrado(a).
Vamos pensar na nossa língua materna. Português.
Eu já perdi a conta de quantas vezes já escutei a frase: “sou péssimo(a) em português!”. E a minha vontade é de responder: “pois é, meu bem, você é tão péssimo em português que é fluente, C2 na língua, né?”
Cara, você realmente precisa saber o que é gramática normativa, análise morfológica ou sintática, predicado, substantivo direto ou indireto, lembrar de nomenclaturas (tipo Pretérito Perfeito ou Imperfeito), e sei lá mais o que pra ser fluente em um idioma?
Se você respondeu ‘sim’, você tá confundindo muuuito as coisas.
Na realidade, você não precisa. Porque deixa eu te falar: se você era péssimo na matéria Português na escola, isso acabou não fazendo diferença alguma no jeito que você FALA E É ENTENDIDO hoje em dia, não é?
Então, por que seria diferente com o inglês? Claro, saber algumas regras te ajuda muito na hora de saber como se expressar, eu sei. Mas daí a querer ter uma aula de linguística avançada pra aprender a pedir comida num restaurante em Londres é um pouco forçado, você não acha? Me arrisco até a dizer o termo: perca de tempo.
Siiiiimmmm, PERCA. DE. TEMPO.
Porque hoje em dia todo mundo quer aprender inglês rápido, quer ficar fluente em não sei quantos dias, e etc. e tal (coisa que todos devemos lembrar que é impossível), mas fica se apegando a regrinhas e explicações gramaticais que não vão ajudar EM - NADA.
Nadica de nada.
Porque não é saber a regra que vai te fazer fluente. Aí cê vai perder tempo mesmo, vai achar que tá demorando demais. Porque você precisa É PRATICAR. Falar, e errar e errar de novo, outra vez, até acertar e fixar.
“Ah ok, eu vou colocar essa preposição aqui porque a regra é essa, e a exceção é aquela, e quando vem uma palavra assim eu uso assado e...” PELO AMOR DE DEUS, PÁRA.
Quer aprender a regra e a exceção e o ¨%&@# a quatro? Use seu tempo valioso pra:
USAR. A. CONSTRUÇÃO.
Escreva frases. Fale em voz alta. Contextualize. Use no seu dia a dia.
Porque você não quer fixar a regra. Você quer fixar a construção da frase, as palavras bonitinhas, uma encaixada na outra. NÃO. A. REGRA.
Enfim, my dear friend que estuda inglês, não perca seu tempo (que eu sei que é valioso) tentando descobrir o porquê das coisas. Use seu tempo pra praticar sua construção de frase. Você só vai precisar destrinchar a frase em sujeito e predicado e objeto direto ou indireto se você tiver um objetivo muito específico. Porque nem pra TOEFL, IELTS, FCE você vai precisar explicar essas regras. Você vai precisar saber usar a construção certa, apenas.
Aprender um novo idioma já requer muito esforço da nossa parte. É chato, é cansativo. E se preocupar em aprender o porquê de tudo, em saber analisar frases sintática e morfologicamente, com certeza não vai fazer o processo ficar mais leve nem mais divertido.
Foque no que interessa: entender o outro e se expressar com clareza e confiança. Isso sim é ser fluente em um idioma. Tô mentindo não, pode procurar no dicionário.
Me fala lá nos comentários do post no Insta o que você achou desse post, se você concorda ou não. E se você tiver interesse em algum outro tópico relacionado ao aprendizado de idiomas, me avisa lá também que eu posso fazer um post sobre, se você quiser.
Valeu, falooou!
Comments